quinta-feira, 14 de julho de 2011

Solta o cururu então DJ, ops! perdão. Solta o cururu violeiro.


Não vou mentir, mas que é complicado alimentar o blog semanalmente é. No começo achei que seria mais fácil, ideias e assuntos não faltam, mas sentar em frente de um computador e transcrever toda essa informação pra ele é o difícil, mas vou tentando. A vocês só peço paciência.
No último sábado, dia 9,  presenciei uma manifestação cultural muito antiga, de fato achei que ela nem existia mais, no entanto fui surpreendido novamente, e pelo que parece isso já está se tornando uma constante na minha vida.
Você sabe o que é "cururu"? Estranho né, nem eu sabia.
Mas já vou explicar, cururu é uma dança folclórica, alguns dizem que ela é uma tipica dança regional  feita em versos e cantada por violeiros. Na pratica, os tocadores de viola são responsáveis por puxar a dança, onde forma-se duas filas e os participantes literalmente batem o pé no chão. Não vou mentir, há primeira vista achei que fosse uma modalidade primitiva do sapateado.  Meu cérebro já estava  matutando sobre as possíveis origens daquela dança, e eis que no ápice da minha ignorância, uma senhora sem instrução didática ou acadêmica da uma lição sobre aquilo que eu presenciava.
Ao final ficou no pensamento se existe data pra esses costumes serem extintos definitivamente. Um dos fatores que levantou essa questão foi ver apenas pessoas mais velhas praticando essa dança.
Onde está a juventude, será que esses passos já estão ultrapassados para os tempos modernos, ou alguém está esquecendo de investir e incentivar a cultura brasileira.

Um grande abraços a todos,
Até breve.

Um comentário:

rafaelmeneghetti disse...

A juventude esta aqui, no mundo virtual comentando os costumes antigos e se perguntando: pq ninguém os pratica mais? rsrs

De fato quase não há incentivos a cultura brasileira principalmente nos grandes centros como São Paulo onde o foco cultural esta apenas em obras consagradas em detrimento dos costumes populares. (Acho q é mais ou menos isso =b)

Parabéns pelo blog William, esta muito bom, diria até que seu blog sempre joga pra vencer!!

PS. Quem não entendeu esse ultimo comentário faça uma visitinha ao meu blog =D

http://rafaelmeneghetti.blogspot.com/

Abraços!